Glossário

Ácido Málico:
O ácido málico é um ácido orgânico, pertencente ao grupo dos ácidos carboxílicos, encontrado naturalmente em frutas como a maçã e a pêra. Consiste numa substância azeda e adstringente, muito empregada como acidulante, aromatizante e estabilizante na indústria alimentícia — como aditivo alimentar, é identificado pelo número E E296.

Cariopse:
A cariopse é um fruto com uma semente presa ao pericarpo em toda a extensão. É típico das gramíneas.
Exemplo: grão de milho, de trigo ou de arroz. A estrutura anatômica é basicamente a mesma.

Crassuláceas:
Família de plantas dicotiledôneas de folhas carnudas, as Crassuláceas (Crassulaceae) habitam as regiões temperadas ou quentes de quase toda a Terra

Fotossíntese:
A fotossíntese é o processo pelo qual a planta sintetiza compostos orgânicos a partir da presença de luz, água e gás carbônico. Ela é fundamental para a manutenção de todas as formas de vida no planeta, pois todas precisam desta energia para sobreviver. Os organismos clorofilados (plantas, algas e certas bactérias) captam a energia solar e a utilizam para a produção de elementos essenciais, portanto o sol é a fonte primária de energia. Os animais não fazem fotossíntese, mas obtém energia se alimentando de organismos produtores (fotossintetizantes) ou de consumidores primários.

Genética:
Genética (do grego genno; fazer nascer) é a ciência dos genes, da hereditariedade e da variação dos organismos. Ramo da biologia que estuda a forma como se transmitem as características biológicas de geração para geração. O termo genética foi primeiramente aplicado para descrever o estudo da variação e hereditariedade, pelo cientista William Bateson numa carta dirigida a Adam Sedgewick, da data de 18 de Abril de 1908.

Herbácea:
Plantas herbáceas, ou ervas são, na maior parte das vezes, definidas de duas formas:
Plantas de caule macio ou maleável, normalmente rasteiro, sem a presença de lignina (podendo, geralmente, ser cortado apenas com a unha) - ou seja, sem caule lenhoso.
Plantas cujo caule sofre crescimento secundário ao longo de seu desenvolvimento.

Híbridos:
Tecnicamente, híbridos são o cruzamento de duas variedades diferentes, resultando numa planta com traços de ambas variedades. Plantas híbridas geralmente são maiores e produzem sementes ou frutos maiores, ou têm alguma característica desejável não possuída por nenhum dos pais.

Inflorescência:
Modo de agrupamento das flores numa planta. (Principais tipos de inflorescência: cacho, espiga, umbela, capítulo, cimo.) Conjunto dessas flores.

Polinização fechada:
A polinização acontece dentro da mesma planta ou flor. O pólen e o óvulo são da mesma planta.
Ao contrário das plantas de polinização aberta que possuem maior diversidade genética, pois terão características de muitas plantas. Na polinização fechada, a diversidade é menor, pois ocorrem menos cruzamentos.

Tricoma:
Tricomas são apêndices da epiderme presentes em diversos órgão das plantas, constituindo seu indumento. Podem ser estruturas unicelulares, ou formadas por células em série, ou estruturas complexas com células especializadas, simples ou ramificadas. Podem ter origem no mesofilo ou nas epidermes. De maneira geral são vistos como "pêlos" ou pequenas "escamas" na superfície de folhas e caules.

Vegetais C-4:
Os vegetais conhecidos como C-4 utilizam uma via adicional para a absorção de CO₂ envolvendo moléculas de quatro carbonos. Estes vegetais também apresentam especificidades anatômicas, fisiológicas e bioquímicas características que constituem o mecanismo C-4.

Vegetais CAM:
Os vegetais CAM são vegetais superiores adaptados a climas áridos e, por isso, abrem seus estômatos apenas durante a noite.

Referências do Glossário:

FERRI, M. G. Botânica - morfologia interna das plantas. São Paulo: Melhoramentos, 1970.
GONÇALVES, E. G. e LORENZI, H. Morfologia Vegetal - Organografia e Dicionário Ilustrado de Morfologia das Plantas Vasculares. 2ª Edição. Editora Plantarum, 2010.